Educação

Sumário

Educação infantil

Que compreende Estimulação Essencial 0 a 3 anos, Pré-Escola de 4 a 6 anos. Contemplando no período vespertino duas turmas (Estimulação Essencial e uma Pré- Escola).

Estimulação Essencial

Objetivo Geral

Estimular e preparar a criança de zero a três anos a desenvolver os sentidos do seu próprio corpo, para dominar suas posições, não só tonificando a musculatura, mas trabalhando a maturação do organismo como um todo, visando nortear o caminho de conhecer e estimular o desenvolvimento neuropsicomotor e intelectual, acompanhando cada etapa da sua vida.

Pré- Escolar – 04 a 05 anos

Objetivo Geral

A construção curricular da Educação Infantil – Pré- Escolar para crianças de 04 a 05 anos deverá ser entendida como uma garantia contemplada na LDBEN através de conteúdos e atividades que possibilitem ao aluno que apresenta necessidades educacionais especiais acesso ao ensino, à cultura, ao exercício da cidadania, à inserção social produtiva, e a aprendizagem.

Ensino fundamental

Oferta do 1º ao 5º ano, sendo ciclo contínuo do 1º ao 2º ano. Idade de seis anos aos 15 (quinze) anos. Duas turmas no matutino e duas vespertinas.

Educação de jovens e adultos

Fase I do 1º ao 5º ano, em etapa única, concomitante á Educação Profissional.

Educação Profissional a partir de 16 anos, na unidade ocupacional de qualidade de vida. No período matutino com três turmas. Essa unidade visa proporcionar condições de vivências e experiências de situações a fim de oferecer aos educandos bem estar físico mental e ocupacional, possibilitando a realização pessoal. Os educados são contemplados com a jornada de 200 dias letivos dentro do calendário civil e carga horária de 800 horas. Os ensalamentos são realizados através de avaliação dos educandos, equipe pedagógica e multidisciplinar. As turmas são formadas por idade cronológica respeitando suas necessidades educativas especiais.

Educação Profissional

A oferta da Educação Profissional na Escola de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial é integrada a matrícula do educando na Educação de Jovens e Adulto/EJA.

Unidade Ocupacional de Qualidade de Vida

Visa proporcionar condições de vivências e experiências de situações que ofereçam bem-estar físico, mental e ocupacional, possibilitando a realização pessoal, o exercício da cidadania e o desenvolvimento da autonomia e de independência. Esta unidade destina-se a educandos com múltiplas deficiências, que necessitam de ajuda e apoio intenso e permanente, os quais não apresentam condições cognitivas, físicas e ou psicológicas de frequentar as demais unidades ocupacionais.

Unidade Ocupacional de Produção

Dará continuidade ao processo educacional com diferentes atividades formativas e de organização de instruções das diferentes formas de aprimoramento ocupacional. Destina-se a educandos, jovens e adultos, que apresentam condições de realizar, com segurança, operações descritas em ocupações e que necessitam do acompanhamento sistemático para o aprimoramento do desempenho, podendo avançar para a Unidade Ocupacional de Formação Inicial ou permanecer nessa Unidade em processo contínuo.

Considerando que este educando poderá avançar outros níveis de desenvolvimento, a Instituição Escolar poderá conceder documento comprobatório (Certificado), a partir de registro do desempenho e da apropriação operacional da formação profissional recebida.

Unidade Ocupacional de Formação Inicial

Possibilita ao educando a aquisição de conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais, a partir de atividades consideradas profissionalizantes, com objetivo de incluí-los socialmente, por meio do trabalho desenvolvido, tanto na escola como nas empresas. Destina-se a adolescentes, jovens e adultos com necessidades especiais, com conhecimentos sobre organização e hierarquia, formação inicial para o mundo do trabalho, iniciativa, emancipação econômica e pessoal, os quais poderão ser contratados pelas empresas em cumprimento à cota de 5%, Lei n.º 8. 213/91 – Casa Civil.

Considerando que a Escola de Educação Básica, na modalidade Educação Especial, situa-se como uma referência na comunidade e no atendimento de educandos com Deficiência Intelectual, Deficiência Múltipla e Transtornos Globais do Desenvolvimento, deverá também fazer a interlocução entre as Instituições Qualificadoras, Instituições de Estágios, Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, dentre outras, para o encaminhamento de educandos ao mercado de trabalho, assim como apoiar iniciativas e/ou promover a implantação de Programas de Qualificação.

Vale ressaltar, nessa Unidade, a importância da certificação formal para contemplar a formação inicial, providenciada por Instituições Qualificadoras, em parceria com a escola. Estes documentos comprovam a transição do educando do espaço escolar para as modalidades do mundo do trabalho.

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