Assistência social
O serviço social da Apae de Cambará desenvolve ações sócio-educativas de cunho humanizador junto às famílias, com o objetivo de facilitar a relação interpessoal de seus membros, sua integração na comunidade e conseqüentemente a inclusão social. Sua principal meta é oportunizar aos atendidos o acesso aos serviços oferecidos pela instituição, bem como o conhecimento de outros serviços que possam facilitar a aquisição e ampliação de direitos, na comunidade em que vivem.
Também procura articular políticas, diretrizes e estratégias que garantam o acesso da pessoa com deficiência e seus familiares às políticas públicas.
No contexto e na realidade peculiares de cada grupo familiar, procura implementar ações voltadas às famílias com maior vulnerabilidade e risco social, garantindo seu acesso aos serviços públicos.
Algumas Atividades desenvolvidas
- Realizar a entrevista inicial, para verificar condições familiares e nível sócio-econômico-cultural da família do aluno;
- Orientar aos pais ou responsáveis sobre os objetivos e características da instituição, tipo de atendimento prestado, frequência e manutenção;
- Organização de projetos diversos envolvendo a família, equipe multiprofissional ( Grupos, reuniões, palestras)
- Participar de reuniões técnicas e administrativas, discutindo ações propondo atuações diante dos casos atendidos e dos projetos planejados;
- Organização de grupos de estudo e orientação de funcionários e professores, em parceria com as demais setores profissionais;
- Realizar atendimento a todas as famílias, utilizando de todo referencial teórico e instrumentais operacionais do serviço social necessário para cada situação (visitas domiciliares, entrevista, elaboração de laudos, pareceres e estudo social e outros)
- Investigar os casos de negligência familiar, violência e evasão escolar, tomando as providências cabíveis, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente e de acordo com a lei nº 7.853 que condiz aos Direitos da Pessoa com Deficiência.
- Realizar visitas domiciliares e/ou entrevista com pais ou outros familiares para conhecer a realidade sócio-econômica da família;
Instrumentos e estratégicas utilizadas
- Atendimento Social
- Visitas domiciliares
- Visitas institucionais
- Contatos e encaminhamentos para recursos da comunidade
- Encaminhamentos para a rede socioassistencial
- Encaminhamentos para saúde, educação ou entidades assistenciais
- Encaminhamento / elaboração de processos do benefício de prestação continuada, órtese, cadeiras de rodas
- Elaboração de projetos sociais para captação de recursos
- Realização da entrevista de acolhida, avaliação técnica para ingresso
- Encaminhamento / acompanhamento dos alunos inseridos no mercado de trabalho