Áreas de atuação na saúde
A Equipe Técnica da Apae é formada por profissionais da área de Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Segue abaixo a descrição de cada um dos profissionais citados:
Sumário
Terapia ocupacional
É um profissional da área da saúde de nível superior que trabalha com a atividade humana, planeja e organiza o cotidiano (dia-a-dia), possibilitando uma melhor qualidade de vida. Seu interesse está relacionado ao desenvolvimento, educação, emoções, desejos, habilidades, organização de tempo. Conhecimento do corpo em atividade, utilização de recursos tecnológicos e equipamentos urbanos, ambiência, facilitação e economia de energia nas atividades cotidianas e laborais (trabalho), objetivando o maior grau de autonomia e independência possível.
O Terapeuta Ocupacional trabalha em várias áreas como por exemplo: ambientes hospitalares, neo-natais, UTI, pré- consultas, pacientes terminais, alas especificas e outros.
Na reabilitação na comunidade em ambulatórios especializados, na composição das equipes de saúde, etc…
Na saúde mental, nos processos de reabilitação e inserção social de pacientes psiquiátricos;
Na saúde mental nos processos de reabilitação e inserção social de pacientes psiquiátricos;
No contexto social para ampliação das redes sociais de suporte de grupos desfavorecidos economicamente;
Extensão e intervenção em processos de ressocialização para todas as pessoas com desvantagens sociais;
Intervenção, extensão e análise em projetos na área da saúde do trabalhador (ergonometria, adaptações, saúde mental).
Durante a vida desde o nascimento até sua morte o homem realiza atividades o tempo todo. Estas podem ser complexas ou simples como o vestir as próprias roupas, preparar o café da manhã, tomar banho, escovar os dentes. Assim o Terapeuta Ocupacional reabilita através das atividades, de auto cuidado, de trabalho e de lazer.
Aqui na Apae de Cambará a Terapeuta Ocupacional realiza o trabalho de estimulação motora e cognitiva, a independência nas atividades de vida diária (AVD) e prática. Auto cuidado, a prevenção de deformidades indicando órteses, cadeiras, etc…auxiliando o professor providenciado órtese de posicionamento e também funcionais para um melhor desempenho acadêmico. A Terapeuta Ocupacional trabalha também com grupos de jovens e adultos, discutindo questões da vida diária de cada aluno, sempre em equipe. O trabalho isolado não existe, somos uma equipe e precisamos estar unidos para obter os melhores resultados, sempre. Assim preparamos os nossos alunos para a maior autonomia possível, para que sejam cidadãos completos com projetos de vida para o futuro e inserção no mercado de trabalho (quando possível).
Serviço social na APAE
O serviço social da Apae de Cambará desenvolve ações sócio-educativas de cunho humanizador junto às famílias, com o objetivo de facilitar a relação interpessoal de seus membros, sua integração na comunidade e conseqüentemente a inclusão social. Sua principal meta é oportunizar à sua clientela o acesso aos serviços oferecidos pela instituição, bem como o conhecimento de outros serviços que possam facilitar a aquisição e ampliação de direitos, na comunidade em que vivem.
Também procura articular políticas, diretrizes e estratégias que garantam o acesso da pessoa com deficiência e seus familiares às políticas públicas.
No contexto e na realidade peculiares de cada grupo familiar, procura implementar ações voltadas às famílias com maior vulnerabilidade e risco social, garantindo seu acesso aos serviços públicos.
Algumas Atividades desenvolvidas:
- Realizar a entrevista inicial, para verificar condições familiares e nível sócio-econômico-cultural da família do aluno;
- Orientar aos pais ou responsáveis sobre os objetivos e características da instituição, tipo de atendimento prestado, freqüência e manutenção.
- Organização de projetos diversos envolvendo a família, equipe multiprofissional ( Grupos, reuniões, palestras)
- Participar de reuniões técnicas e administrativas, discutindo ações propondo atuações diante dos casos atendidos e dos projetos planejados;
- Organização de grupos de estudo e orientação de funcionários e professores, em parceria com as demais setores profissionais;
- Realizar atendimento a todas as famílias, utilizando de todo referencial teórico e instrumentais operacionais do serviço social necessário para cada situação (visitas domiciliares, entrevista, elaboração de laudos, pareceres e estudo social e outros)
- Investigar os casos de negligência familiar, violência e evasão escolar, tomando as providências cabíveis, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente e de acordo com a lei nº 7.853 que condiz aos Direitos da Pessoa com Deficiência.
- Realizar visitas domiciliares e/ou entrevista com pais ou outros familiares para conhecer a realidade sócio-econômica da família;
Instrumentais e estratégicas utilizadas:
- Atendimento individual e grupal.
- Visitas domiciliares.
- Contato telefônico com familiares.
- Contato com os recursos da comunidade, através de visitas ou por telefone.
- Encaminhamento para os recursos da comunidade, principalmente na área da saúde e assistência social;
- Elaboração de projetos para captação de recursos ou outros.
- Realização da entrevista de acolhida.
- Acompanhamento dos alunos inseridos no mercado de trabalho.
O Psicólogo na APAE
A atuação dos profissionais de Psicologia na APAE de Cambará tem como principais objetivos: a contribuição para o equilíbrio nas relações entre instituição escolar, aluno, professor, família e comunidade; abordar aspectos emocionais em relação ao convívio sócio afetivo facilitando a inserção da pessoa com Deficiência Intelectual, Deficiência Física, Deficiência Múltipla e Transtornos Globais do Desenvolvimento ao cotidiano da sociedade.
O Psicólogo atua na porta de entrada da instituição avaliando habilidades adaptativas e o nível de inteligência do aluno, a fim de investigar a possibilidade de Deficiência Intelectual. Essa “hipótese diagnóstica”, só é finalizada após a assistência e parecer técnico de toda a equipe multiprofissional (Pedagogo, Assistente Social, Médico Neurologista, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudiólogo e Fisioterapeuta). Concluída esta etapa, será dada orientação ao aluno e/ou à família para o tratamento mais adequado ao diagnóstico.
Diante da constatação da deficiência, e da inserção do aluno na Escola, este passará a receber acompanhamento individual e/ou em grupo, independente de sua idade. Os professores receberão orientações a cerca das dificuldades/deficiências constatadas, a família será incluída no plano terapêutico e conscientizada da importância de sua participação no processo de tratamento, visando à evolução.
Durante o período do aluno na escola, o professor e a coordenação pedagógica, junto mesmo com o psicólogo, pode verificar a necessidade/possibilidade de inclusão do aluno no ensino regular e/ou no mercado de trabalho e encaminhá-lo para avaliação psicológica com a finalidade de avaliar suas habilidades. Identificando essas possibilidades, a família será informada antes do processo avaliativo. No caso de parecer favorável a inclusão, ou inserção, o aluno continuará recebendo assistência psicoterápica e acompanhamento na escola de ensino regular, junto de orientações aos respectivos profissionais e à família, objetivando sempre a adaptação com serenidade e segurança.
Vale frisar as principais atribuições do Profissional de Psicologia na APAE:
- Avaliar casos encaminhados à Escola;
- Auxiliar no ensalamento dos alunos nos distintos programas especializados;
- Atendimento em grupo ou individual, ao aluno e à família;
- Incentivar o trabalho lúdico como conteúdo de aprendizagem da criança sobre si, sobre a cultura e sobre as formas de relação com os outros;
- Construir relações comunitárias que respeitem a diversidade;
- Ajudar a criar e ampliar as possibilidades de participação dos alunos;
- Realizar reuniões de estudo de caso;
- Participar de reuniões de pais;
- Realizar palestra de orientação e conscientização à comunidade;
- Acompanhar o aluno no processo de inclusão, nas escolas do ensino regular, através de orientação à equipe que o receberá;
- Colaborar com estudos e observações para o enriquecimento da prática pedagógica desenvolvida pela escola;
- Avaliar as condições psicológicas para a preparação profissional, inserção no mercado de trabalho e acompanhamento;
- Orientar, junto ao Serviço Social, a sociedade (empresário) quanto à inclusão de pessoas com Deficiência no trabalho;
O trabalho da Fonoaudióloga dentro da instituição
A Fonoaudióloga desenvolve um trabalho com princípios básicos, voltados para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da fala e da linguagem, associados à audição, à visão, aos órgãos fonoarticulador e às funções neurovegetativas.
Tem como objetivo, prevenir através de orientações familiares e estimulação precoce.
As crianças participam de experiências motoras, sensoriais, sociais e educacionais, capazes de promover seu desenvolvimento global.
O trabalho com essas crianças é realizado de forma lúdica, pois o brinquedo abre o caminho para a fala e, consequentemente faz a linguagem fluir.
A fonoaudiologia lida com os distúrbios da linguagem, que são alterações que podem prejudicar em graus variados o desenvolvimento da comunicação humana.
O setor de fonoaudiologia da APAE avalia cada pessoa com deficiência e a partir do quadro apresentado, adota uma conduta terapêutica adequada às suas necessidades.
Os atendimentos são realizados conforme necessidade. Também recebem atendimento fonoterápico, crianças que não fazem parte do grupo pedagógico, que frequentam a entidade apenas para acompanhamento terapêutico.
Como ocorre a aquisição e desenvolvimento da linguagem?
A aquisição e desenvolvimento da linguagem ocorrem através das primeiras manifestações da criança, que são vocalização, ou seja, sons emitidos apenas pelo prazer de brincar, aos poucos esta brincadeira vão de transformando em tentativas de comunicação, principalmente pela influência de um meio ambiente estimulador e afetivo. Os sons da fala vão surgindo em uma hierarquia, determinada pelo grau de dificuldade de cada um. Assim, os primeiros sons são /p/m/ e /b/, paulatinamente a criança vai aprendendo os outros sons até que ao redor dos 4/5 anos esteja falando todos os sons da língua de forma adequada.
Por quais motivos ocorrem retardo na aquisição da linguagem?
A evolução infantil depende basicamente de dois motivos: características individuais da pessoa (casos de lesões do SNC, deficiência intelectual, deficiência auditiva, síndromes, distúrbios emocionais ou patologias que afetam estruturas responsáveis pelo ato de falar). Características de seu ambiente. Então o desenvolvimento da linguagem será determinado pela interação dessas duas características, ou seja, do grau de dificuldade que ela apresenta, pelo envolvimento de patologias ou distúrbios e pelo estímulo do meio ambiente.
Como estimular a fala da criança?
- É fundamental fornecer um padrão correto de fala para a criança;
- É importante expor a criança a situações sociais, para que interagindo com o meio, enriqueça suas experiências de comunicação;
- Deixar a criança se expressar, tendo paciência para ouvi-la, sem interromper, corrigir ou recriminar;
- Tomar cuidado com a alimentação e procurar eliminar hábitos viciosos, como uso de mamadeira e chupeta, pois interferem no bom desenvolvimento dos órgãos responsáveis pela fala;
- Expor a criança à leitura, uso de jogos e brincadeiras que propiciam a ampliação do vocabulário e o uso da linguagem.
Equipe técnica
Dr. Claudio Renato Biaggi
Neurologista
Ana Carolina Casquel Boriollo
Psicóloga
Débora Rigonatti Rodrigues
Fisioterapeuta
José Ricardo de Souza
Assistente Social
Maria Fernanda Franco de Oliveira dos Anjos
Fisioterapeuta
Patrícia Darck da Silva
Terapeuta Ocupacional
Thatiana Veloso Moraes Michelato
Fonoaudióloga
Shirley Maria Vicentin
Psicóloga
Dayane Pescarolo Martins
Nutricionista
Dayane Pescarolo Martins
Nutricionista
Fernanda Medeiros Cia
Psicopedagoga
Helyenay Carvalho Pio
Fonoaudiólioga
Lorena de Oliveira Pedroso
Psicóloga
Luana Olivieri dos Santos
Assistente Social